Passo a passo na compra do primeiro imóvel

A busca pelo primeiro imóvel é um momento importante que exige planejamento, paciência, orientação profissional e muitos cálculos: como a adequação de valores entre o custo do bem e a sua renda mensal, custos extras como pequenas reformas e documentação, entre outras coisas.

Aqui vão algumas dicas da Yuny Incorporadora para te ajudar nessa decisão tão importante:

 Estude o local

Escolhido o bairro, tire um tempo para avaliar a região em que pretende morar. Visite o local em horários diferentes do dia, conheça a rotina da vizinhança e do entorno e as facilidades da região (pesando prós e contras).

Importante nesse momento também é ter claro se o local escolhido é apenas uma moradia temporária ou a decisão é de longo prazo. Avalie se o projeto está de acordo com seus planos e o de sua família.

– Pesquise sem pressa
Não tenha pressa, mas não perca oportunidades e nem dispense a ajuda de um profissional qualificado, evitando assim visitas cansativas e desnecessárias. Com o seu perfil em mãos, ele poderá te indicar as oportunidades mais adequadas, tornando a busca menos estressante e mais rápida.

 Planejamento financeiro: a prestação é viável?

Se programar financeiramente para adequar essa aquisição ao seu orçamento é fundamental.  A compra de um imóvel é um investimento alto e que poderá exigir o corte de alguns gastos. Para a concretização desse objetivo seu comprometimento é essencial.

Ter uma quantia em dinheiro reservada para a entrada ajuda na negociação de taxas melhores para o financiamento. Fato: quanto maior for o sinal, menor será o valor do seu financiamento.

 De olho nos custos extras

Não se esqueça de contabilizar os custos extras que envolvem esse tipo de aquisição, como taxas de transferências, encargos bancários e cartoriais referentes à documentação. É necessário ter uma reserva financeira para cobrir esses custos, que são desembolsados no ato da compra.

(1)

Passo a passo na compra do primeiro imóvel