Um projeto inspirado na sabedoria Xingu

Projetado pelo arquiteto e urbanista José Portocarrero, o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) conquistou dois troféus no prêmio mundial de construções sustentáveis, o BREEAM Awards 2018 como o melhor edifício sustentável das américas e melhor prédio sustentável da premiação, eleito pelo voto popular digital.

O projeto arquitetônico foi baseado na sabedoria e no conhecimento do povo Xingu. Entre os benefícios, destacam-se o conforto térmico, a utilização máxima da iluminação natural e a cobertura em duas cascas, que possibilitam o resfriamento interno do prédio e a captação de água da chuva. Além disso, “microusinas” foram implantadas no telhado, reduzindo o consumo de energia elétrica em cerca de 30%.

Uma conquista muito relevante para o Brasil e que contribui muito no processo de difusão dos conhecimentos arquitetônicos dos povos indígenas, afinal foram os primeiros a serem desenvolvidos no país.

Fonte: https://www.archdaily.com.br/br/890563/projeto-brasileiro-vence-premio-de-melhor-edificio-sustentavel-das-americas

(7)

Um projeto inspirado na sabedoria Xingu